Coaf visita maior e mais antiga cooperativa de canavieiros do Brasil

agriNesta terça-feira (2), dirigentes da Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf) visitam a Cooperativa Paulista dos Plantadores de Cana (Coplacana), em Piracicaba (SP). A entidade nordestina, responsável por reabrir a usina Cruangi (PE) há duas safras e comerciar produtos agropecuários a preços diferenciados do mercado para os seus cooperativados, objetiva conhecer a estrutura, a gestão e a operacionalidade da maior a mais antiga cooperativa do gênero no país. A visita visa buscar qualificar mais serviços e produtos para Coaf.

 

A Coplacana foi fundada em 1948 com o objetivo inicial de oferecer insumos e assistência ao produtor rural. “Hoje ela possui sua matriz em Piracicaba, local onde viemos conhecer, e mais 23 filiais nos Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Coaf, criada no ano de 2009 no Recife, na sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco. Além disso, a cooperativa paulista também possui fábrica de rações, central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos; duas unidades produtivas, uma confinamento de gado e uma unidade de grãos.

 

O vice-tesoureiro da Coaf (Jorge Campos) também participará da visita com Andrade Lima. Eles estarão acompanhados do gerente comercial (Hermano Wanderley), de um técnico da cooperativa pernambucana (Jânio Pontes), e mais dois cooperativados, Marcelo oliveira e Roberto Falcão. De amanhã (3) até sexta-feira (5), todos participam da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola  - maior feira do gênero da América Latina, realizada na cidade de Ribeirão Preto/SP. “A Agrishow é hoje a maior vitrine de novidades para toda cadeia produtiva do setor rural e vamos em busca de novas parcerias para a Coaf”, conta Lima.

 

A cooperativa pernambucana também se prepara para realizar este mês uma nova edição da maior feira nordestina dos produtores de cana de açúcar (Norcana). O evento é voltado para pequenos, médios e grandes canavieiros. Promove rodadas de negócios em produtos, equipamentos, máquinas e veículos agropecuários para o setor, a preços diferenciados. Há ainda palestras técnicas e especializadas na área. A 5ª Norcana será realizada na sede da AFCP/Coaf no próximo dia 29 de maio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


7 + 7 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>