Deputado federal Efraim Filho critica proposta de derrubada da taxa de importação do etanol

Efraim Filho critica proposta de derrubada da taxa de importação do etanol

 O líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), disse que a proposta de derrubada da taxa de importação do etanol prejudicaria muito os produtores brasileiros. “Medidas como essa geram instabilidade no mercado e prejudicam os produtores”, afirmou.

 
A declaração do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, de que a taxa de 20% sobre as importações de etanol pode ser derrubada – como forma de compensação para que os Estados Unidos voltem a comprar carne brasileira – fez o açúcar despencar na bolsa de Nova York. “Não se pode usar toda uma cadeia produtiva como moeda de troca”, ponderou. Além disso, Efraim enfatizou que a concorrência desleal dos EUA, que não são submetidos às mesmas regras de estoques reguladores, “levaria a uma forte tendência de quebra de Usinas e perda de empregos, especialmente no Nordeste”.

 
Maggi, que é do Mato Grosso, estado que mais exporta carne no país, disse que pode levar o tema à Câmara de Comércio Exterior (Camex). “Essa medida deve ser discutida com o setor produtivo”, disse Efraim. “Não se pode querer beneficiar um segmento em detrimento de outro, que também gera emprego e renda em todo o país”, acrescentou.

 
Analistas apontam que a medida levaria a um aumento de importações de etanol, derrubando os preços internos do biocombustível após uma entressafra marcada por chuvas regulares – o que também pressiona as cotações – o que levaria as usinas a produzir mais açúcar.

 
O presidente da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio, ressaltou a importância do posicionamento de Efraim. “Precisamos da ação do deputado Efraim para se posicionar contra essa medida extremamente nociva para o nosso setor”, afirmou.

 

Também o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) criticou a proposta. “É fragrante essa intenção de prejudicar o etanol do Brasil para talvez conseguir restabelecer a entrada da carne brasileira nos EUA”, diz Alexandre Andrade Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


4 + = 9

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>