Dep. Técnico

A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), por meio do seu Departamento Técnico (DT), realiza assistência técnica agrícola, topografia, meio ambiente e fiscalização.

E ainda faz o acompanhamento do Açúcar Total Recuperável (ATR) nas unidades industriais, além de desenvolver projetos e ações em diversos programas governamentais.

O Departamento também promove reuniões e palestras a fim de atualizar o conhecimento técnico dos associados da AFCP, inclusive, elabora projetos capazes de garantir a implantação e custeio da lavoura.

Além da análise de solo, laudos e outras inúmeras atribuições técnicas para o produtor. E possui um imenso acervo de informações gerais sobre custos, colheitas, estratificações, pluviometria, dentre outras questões.

Série histórica da produção total de Cana em Pernambuco – Clique Aqui!

O DT reúne uma equipe de profissionais especializados nas diversas etapas da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, envolvida na sistematização de alimentos e na geração de energia renovável.

Está sob a direção do engenheiro agrônomo, Paulo Giovanni Tapety, que também e vice-presidente da Associação.

O Departamento possui um diretor técnico, cinco engenheiros agrônomos, dois engenheiros químicos, uma bióloga, um técnico agrícola, um auxiliar técnico, uma secretária e um assistente de apoio em sua composição funcional.

Além de funcionários temporários em período de safra, como, 35 fiscais de laboratórios, cinco motoqueiros e 10 analistas de laboratório de Sacarose.

Em sua composição de apoio tecnológico, o DT coordena e acompanha o sistema de pagamento de cana e realiza a supervisão de fiscalização dos laboratórios de sacarose, além da elaboração de projetos e programas gerais.

Bem como promove assessoria em legislação ambiental, assistência técnica rural e a execução de levantamentos e projetos topográficos com georreferenciamento.

O Departamento possui uma estrutura física composta por quatro laboratórios e diversos veículos. Na Zona da Mata, possui três laboratórios de sacarose localizados nos municípios de Aliança, Escada e Palmares.

No Recife, na sede da AFCP, possui um Laboratório de Produção de Metarhizium anisopliae para controle biológico da cigarrinha.

A ação é pioneira, pois promove o controle da praga, preservando a natureza. A distribuição é gratuita ao associado que ainda recebe todas as orientações para aplicação.

Por tudo isso, o Departamento Técnico se destaca pela orientação e consultoria que se inicia no plantio e prossegue até a chegada da matéria prima na indústria.

Destaca-se por ampliar informações e conhecimentos especializados, inclusive, em parceria com entidades, como o SENAR, por meio de capacitação e treinamento de mão de obra. E ainda através de intercâmbio com o Sindaçúcar e ESALQ.

Também tem atuação permanente na Câmara técnica do Consecana-PE. O DT realiza levantamentos indispensáveis na elaboração do preço da matéria prima, contribuindo diretamente na melhor remuneração dos fornecedores de cana de Pernambuco.